terça-feira, 2 de outubro de 2012

Assis Brasil e sua tríplice fronteira

Ponte da Integração Brasil-Perú
Assis Brasil é um município brasileiro do estado do Acre. Sua população estimada era de 6 075 habitantes em 2010 e sua área é de 2 875,915 km² (1,9 hab./km²). A cidade está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia, formando uma conurbação com a cidade peruana de Iñapari e com a cidade boliviana de Bolpebra. A cidade é servida pela rodovia BR-317 (Rodovia Transoceânica), que é a única rodovia que liga o Brasil ao Peru.

O município ganhou este nome em homenagem a Joaquim Francisco de Assis Brasil, embaixador que teve papel de destaque, junto com o Barão do Rio Branco e Plácido de Castro, na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia, tratado que garantiu a posse das terras do território do Acre e o direito da exploração da borracha nesta região.

Bandeira do município
Os primeiros moradores do município foram os três irmãos Freire, que vieram do estado do Maranhão em 1908. Belarmino Freire, Policarpo Freire e Durval Freire se estabeleceram às margens do rio Acre, próximo ao Marco Rondon. E em 1 de março de 1963, obteve autonomia municipal pela Lei Estadual nº 588, de 14 de maio de 1976, desmembrado do município de Brasiléia. Vicente Bessa foi o primeiro prefeito da Vila Assis Brasil.

Brasão do município
A Cidade embora pequena tem muitas festas ao longo do ano, as principais são:
  • O Carnavassis, que acontece nos dias próximos ao aniversário da cidade dia 14 de Maio, trata-se de um carnaval fora de época durando até três dias dependendo do ano.
  • O Festival de Praia, que acontece nos dias de Julho, devido a grande baixa no Rio Acre que deixa uma grande área de areia para os banhistas, os festejos também duram aproximadamente três dias.
Caldeirada de mandim (mesanafloresta.bblogspot.com.br)
O peixe mandim assado é um dos seus principais pratos típicos.


Assita ao vídeo e conheça Assis Brasil - AC:
Leia também: 

Acrelândia - a Princesinha do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...