sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Quem sou eu? - (série Resenha Fundamental Pessoal V)

"Jesus Cristo, e não homem algum ou o Estado, é o nosso único Salvador" (Bonhoeffer).
 
"Quem sou eu?" é o título do último poema escrito pelo teólogo Dietrich Bonhoeffer. Um desses poucos cristãos que não serviu ao diabo e, por causa disso, pagou com a própria vida. Ele escreveu seu poema enquanto estava em sua cela em Berlim, aguardando sua execução. Qual o crime do teólogo cristão? Ter participado efetivamente de um complô para matar Hitler.
 
Encontrei esse poema de Bonhoeffer, quando li o livro "O Chamado", de Os Guiness. Um livro de cabeceira e que sempre releio para lembrar que o meu compromisso é para com Aquele que me chamou. Os Guiness nos lembra que Deus nos chamou não para fazermos alguma coisa, mas, primariamente, Deus nos chamou para Ele. A nossa identidade, quem nós somos, somente o podemos ser quando discernimos o chamado de Deus e o seguimos. Deus não nos chamou para algum trabalho (pastores, diáconos, bispos, missionários, pedreiros ou advogados) e nem para algum lugar (África ou alguma tribo indígena). O chamado de Deus é, antes de tudo, um chamado para Ele, "pois não existe chamado sem Alguém que chame". Os Guiness procura nos lembrar que "Chamado é a verdade de que Deus nos chama a si tão decisivamente que tudo o que somos, tudo o que fazemos e tudo o que temos é investido de dedicação, dinamismo e direção especial, vivido como resposta ao seu chamado e serviço". Então, quando Deus nos chama para nos relacionarmos pessoalmente com Ele, a partir daí todas as esferas da nossa vida são invadidas pela responsabilidade de termos sido chamados por Deus para Deus - e esta é a nossa identidade. Os Guiness também relembra as palavras de Václav Havel, Presidente da República Livre Tcheca e opositor do autoritarismo soviético: "Responsabilidade na verdade estabelece a identidade, mas não somos responsáveis em razão de nossa identidade; temos identidade porque somos responsáveis". Assim, "O Chamado" é um livro que fala sobre a nossa responsabilidade humana para com o outro, uma responsabilidade que nasce quando somos convencidos pelo poder do Espírito Santo de que temos sido "chamados para ser".
 
"O Chamado" é um alerta sobre o que nos têm faltado à fé individual: TOTALIDADE.
 
"O problema dos cristãos ocidentais não é que não estejam onde deveriam estar, mas que não são o que deviam ser onde estão", diz Os Guiness.
 
Antes de apresentar o poema de Bonhoeffer, o autor do livro ainda escreve: "Somente quando respondemos a Cristo e seguimos seu chamado é que nos tornamos quem somos de verdade, com personalidade própria. No que concerne a identidade, as pessoas modernas viraram completamente as coisas: professam estar incertos quanto a Deus, e fingem ter certezas de si mesmas. Os seguidores de Cristo colocam as coisas em outra perspectiva: Incertos de nós mesmos, temos certeza de Deus".
Quem sou eu?


Quem sou eu? Muitas vezes eles me dizem
que eu sairia da prisão da minha cela
calma, alegre, firmemente,
como um lorde sairia de sua casa de campo.

Quem sou eu? Muitas vezes eles me dizem
que eu poderia conversar com os guardas da minha prisão
com liberdade e amizade e clareza,
como se fosse eu a comandá-los.

Quem sou eu? Eles também me dizem
que eu suportaria os dias de meu infortúnio
com equidade, sorrindo, orgulhoso,
como quem está acostumado a vencer.

Sou então realmente tudo o que os outros homens dizem?
Ou sou apenas o que conheço de mim mesmo?
Inquieto, carente e doente, como ave engaiolada,
lutando para respirar, como se mãos estivessem
apertando minha garganta,
faminto de cores, de flores, de vozes de aves,
sedento de palavras de bondade, de bons vizinhos,
tremendo de ira com o depotismo e humilhação mesquinha,
enlevado pela perspectiva de grandes eventos,
sem forças, sofrendo por amigos em distância infinita,
cansado e vazio de oração, de pensar, de fazer,
desmaiando e pronto para dizer adeus a tudo.

Quem sou eu? Este ou o outro?
Sou eu hoje uma pessoa e amanhã serei outra?
Sou ambos de uma só vez? Hipócrita perante os outros
e diante de mim um fraco desprezível e desastrado?
Ou existe algo em mim ainda como um exército vencido,
fugindo em desordem da vitória já atingida?

Quem sou eu? Elas zombam, essas minhas perguntas solitárias.
Quem quer que eu seja, Tu sabes, ó Deus, que sou Teu.

Dietrich Bonhoeffer


"Você quer ser dEle, inteiramente dEle, a todo custo dEle, e para sempre dEle a fim de que todas as coisas secundárias permaneçam secundárias e as primárias estejam sempre em primeiro lugar? Ouça a Jesus de Nazaré, responda seu chamado" (Os Guiness)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...