quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

João Crisóstomo e o remédio das Sagradas Escrituras

“Este é o melhor instrumento, a melhor dieta, e o melhor clima. Ele substitui a medicina, a cauterização e a cirurgia. Quando necessitarmos de cauterizar ou cortar, devemos usar isto. Sem ele todo o restante é inútil. Por ele estimulamos a letargia da alma ou reduzimos sua inflamação, removemos excrescências e reparamos defeitos, e, em resumo, fazemos tudo o que contribui para sua saúde. ...Devemos ter grande cuidado, portanto, para que a Palavra de Cristo possa habitar ricamente em nós, pois nossa preparação não é contra um único tipo de ataque... A menos que o homem que tenciona vencer compreenda cada aspecto da sua arte, o Diabo sabe como introduzir seus agentes em um único ponto negligenciado e, assim, arrebatar o rebanho. Mas ele fica frustrado quando vê que o pastor domina todo o seu repertório e compreende completamente suas trapaças”.

“Pois seus escritos [Crisóstomo falando do apóstolo Paulo] fortalecem as igrejas por todo mundo como uma parede de aço. Agora mesmo ele permanece entre nós como algum nobre paladino, trazendo todo pensamento cativo à obediência de Cristo e subjugando imaginações e tudo que se exalte contra o conhecimento de Deus. Tudo isso ele faz por meio daquelas maravilhosas epístolas que nos deixou, tão plenas de sabedoria divina. Seus escritos nos são úteis não apenas para a refutação da falsa doutrina e o estabelecimento da verdadeira, mas também nos ajudam grandemente a viver uma boa vida. ...Tal é a qualidade e tal é a força dos remédios deixados a nós por este homem que era imperito para falar! Aqueles que os usam corretamente conhecem seu valor”.

“Ouçam-me cuidadosamente, rogo-lhes. ...Adquiram livros que sejam remédios para a alma. ...Ao menos consigam uma cópia do Novo Testamento, as epístolas do apóstolo, o livro de Atos, o Evangelhos, e tomem-nos como seus mestres constantes. Se vocês depararem com a mágoa, mergulhem neles como se fossem uma caixa de remédios; obtenham deles o conforto para os seus infortúnios, seja uma perda, ou morte, ou o luto pela perda de parentes. Não apenas mergulhem neles mas nadem também. Mantenham-nos constantemente em mente. A raiz de todos os males é a falta de bom conhecimento das Escrituras”.

“...o remédio da palavra [que] alimenta mais do que pão, restaura mais eficazmente do que uma droga e cauteriza mais poderosamente do que fogo, sem causar nenhuma dor... Mais aguçado do que ferro, ele corta com golpe indolor as áreas infectadas, sem causar nenhuma despesa pelo dinheiro ou aumento da pobreza das pessoas.”  

Um comentário:

  1. Que texto abençoado! É verdade! "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

    ResponderExcluir

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...